O Que é Coaching - Conheça a História até Hoje

Escrevi este artigo porque percebi que posso ajudar a eliminar algumas dúvidas comuns sobre esse assunto: "O que é Coaching? Como surgiu isso? O que o Coaching pode fazer por mim?" Vamos então à história do Coaching, passo a passo, até os dias de hoje...

A História do Coaching na Linha do Tempo

400 AC

Grécia Antiga

É na Grécia antiga, com o filósofo Sócrates, que encontramos os primórdios do Coaching. Sócrates estimulava os seus alunos a aprenderem por meio de diversos argumentos, perguntas e ferramentas intelectuais.

400 AC

1500

Idade Média

O termo Coach surge na idade média, em 1500, referindo-se ao condutor de carruagens em territórios europeus.

1880

Coach como Treinador

Já em 1880, pela primeira vez o termo Coach foi usado no sentido atual de treinador esportivo, referindo-se especificamente a uma pessoa que treinaria um time de atletas para vencer uma regata.

1880

1960

Modelagem de sucesso

Na década de 60, o Coaching Business se destaca no mundo quando os norte-americanos Richard Bandler e John Grinder desenvolvem a técnica da modelagem, processo no qual um modelo de sucesso é adotado, validado e ensinado a um cliente de modo que ele obtenha ótimos resultados.

1974

Coaching corporativo

Em 1974, Tim Gallwey, reconhecido como o fundador do conceito Coaching, lança o livro “O jogo interior de tênis”, onde utiliza a psicologia aplicada ao esporte e ao mundo corporativo.

1974

1984

Life Coaching

Uma década depois, Anthony Robbins desenvolveu o conceito de Life Coaching, aplicando os conhecimentos do Coaching já aplicados no mundo business para melhorar a vida das pessoas.

1992

Coaching para Performance

Em 1992, John Withmore lança o livro Coaching para Performance, o primeiro a tratar o Coaching como uma disciplina independente, trazendo técnicas e ferramentas de Coaching em uma perspectiva baseada na consciência e responsabilidade.

1992

1995

Inteligência Emocional

Em 1995, o conceito de Inteligência Emocional foi sistematizado e popularizado pelo psicólogo norte-americano Daniel Goleman, com seu livro best-seller Inteligência Emocional. A partir dessa obra, a capacidade de ter consciência sobre os próprios sentimentos e emoções passou a circular na grande mídia e despertou discussões na área empresarial.

2003

Coaching Integral Sistêmico

Em 2003, o Coaching alcança uma nova e profunda evolução, com o Coaching Integral Sistêmico. Essa nova dimensão do Coaching foi criada por Paulo Vieira, Master Treiner internacional em Coaching e presidente da Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico, Febracis, que hoje é considerada o melhor centro formador de Coaching das Américas

2003


O Coaching Integral Sistêmico integra o Coaching tradicional, a Inteligência Emocional e a Reprogramação de Crenças. Esse é o método exclusivo dos Coaches formados pela Febracis, que além de usar a razão utiliza todo o conteúdo emocional para impulsionar pessoas rumo às suas conquistas.

Ao longo de quase 20 anos de Febracis, mais de 250 mil vidas foram impactadas com essa metodologia, que é tida como o futuro do Coaching.

O Coaching Integral Sistêmico pode levar qualquer pessoa ou empresa a alcançar resultados muitas vezes nem imaginados, superando as melhores expectativas de qualquer um. Temos alcançado resultados extraordinários!

Quer saber mais? Conheça o processo na prática, entre em contato agora mesmo e agende uma sessão experimental!

Dúvidas? Sugestões? Deixe seu comentário, terei prazer em conversar com você.

Se preferir, entre em contato pelo meu WhatsApp pessoal:  +55 47 99981-2420

Vamos conversar?

Eu vou te ajudar a alcançar resultados incríveis!


Fale Comigo!

     

Minhas Redes Sociais

Copyright © Emerson Dresch, 2022

Search